Passado o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, estamos em pleno Novembro Azul. O movimento visa à conscientização masculina no combate ao câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (depois apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.
Por isso, a System Sistemas de Gestão realizou nesta sexta-feira, 19, uma ação junto aos seus colaboradores, que receberam uma embalagem de pipoca gourmet, juntamente com a mensagem da campanha do Novembro Azul, como forma de simbolizar o carinho da empresa para com seus colaboradores homens, bem como para chamar a atenção para a importância do autocuidado masculino, especialmente quando o assunto é câncer de próstata.
A ação é parte de uma campanha interna realizada durante todo o mês de novembro, com o slogan “Novembro Azul – Prevenir é Viver.” A ocasião é oportuna para lembrar que só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente por meio do exame preventivo, que deve ser realizado por um urologista, anualmente, a partir dos 45 anos.
Dessa forma é possível detectar tanto a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) quanto o câncer em fase inicial e ainda curável. Os exames preventivos podem ser realizados por amostra sanguínea num primeiro momento, o chamado PSA. Ele é realizado por meio de coleta de sangue, e irá medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.
Alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença são histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio e homens da raça negra. A recomendação é que os homens, a partir dos 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Homens que integrarem o grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.
Atenção aos sinais
É preciso estar sempre atento aos seguintes sinais e sintomas:
• Dificuldade de urinar;
• Diminuição do jato de urina;
• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
• Sangue na urina.
É bom lembrar que, muitas vezes, tais sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.
Dicas para prevenção
Hábitos saudáveis podem ser adotados como forma de prevenção contra o câncer de próstata. Confira:
• Manter uma alimentação saudável;
• Praticar atividades físicas;
• Evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas;
• Evitar o sobrepeso e a obesidade;
• Manter em dia os exames de rotina (a frequência e o tipo de exame a ser realizado variam conforme a idade).
Novembro Azul – Prevenir é Viver: é a System na conscientização e promoção do autocuidado masculino.