System na TV Erechim: sistemas de gestão e mercado de TI em pauta

System na TV Erechim: sistemas de gestão e mercado de TI em pauta

Tempo Estimado de Leitura: 4 minutos

Nesta quarta-feira, 14, foi ao ar, pela TV Erechim, uma entrevista concedida por Paulo Zanoelo (CEO) e Bruno Zanoelo (Gerente de Produto), da System Sistemas de Gestão. Os gestores falaram sobre sistemas de gestão e o mercado de TI nos dias atuais, bem como de outros assuntos relacionados.

Um dos tópicos foi comentar um pouco sobre como é o processo de criação, desenvolvimento e lançamento de um novo produto na área de TI, da ideia inicial ao produto final, tudo isso com a participação de um capital intelectual, contando com anos de trajetória de alguns colaboradores dentro da empresa, o que contribui para ter produtos consolidados no mercado.

“É muito gratificante ver o produto criado, mas, ao mesmo tempo, é difícil prever todas as necessidades que uma empresa enfrenta no dia a dia e, acima de tudo, você se tornar ainda mais competitivo no mercado; a área de TI está sempre se renovando, mas, nesses 30 anos de empresa, a gente nota que está no caminho certo”, afirmou Bruno.

Diferenciais da empresa

Paulo, diretor e fundador da empresa, fez um apanhado da história da System, contando um pouco de como foram os primórdios e transformações das tecnologias desde então. Trajetória essa em que a organização se destaca, sendo reconhecida como uma excelente empresa para trabalhar, de acordo com o Great Place to Work (GPTW).

“A gente sempre pregou o conceito de qualidade de vida, tanto para os sócios quanto para os colaboradores. Temos uma estrutura completa, com o objetivo de oferecer qualidade de vida. Essa vontade de oferecer algo a mais aos nossos colaboradores faz com que a gente consiga reter talentos”, frisou Paulo. 

Ele enfatizou a importância da gestão em todo o processo. “Em nossos produtos não vai só tecnologia embarcada. Vão também técnicas de gestão, pois são desenvolvidos por pessoas com experiência e conhecimento na área. Além da programação, nós temos toda uma retaguarda de pessoas qualificadas e com ótima formação, que trabalham na elaboração e na evolução dos nossos sistemas”, afirmou ele.

O gestor frisou ainda a ética e o conceito a partir do qual a empresa atua. “Em 2019, o evento do GPTW, em Porto Alegre, foi aberto falando da ética e do conceito que a System tem de atuar na área pública. Em termos de Brasil, a gente está em 19º colocado, o que reflete nossa forma de fazer gestão. De pessoas para pessoas”, declarou Paulo.

Mercado de TI e captação pelos grandes players

Os gestores também falaram sobre a situação atual do mercado de TI, que vive uma verdadeira corrida em busca de profissionais qualificados. “O mercado de TI está com um déficit gigantesco em termos de mão de obra, e a gente nota que esse déficit só tende a crescer”, observou Bruno.

“Hoje, os grandes players do mercado de tecnologia não requerem, necessariamente, um certificado ou uma pós-graduação. Muito da tecnologia vem do conhecimento que você pode buscar na internet, podendo se aprofundar na parte técnica. Porém, criar um sistema não depende apenas de tecnologia, mas de ter um objetivo claro. Saber programar e conhecer tecnologias não é tudo, você tem que se focar muito e saber o que está fazendo”, complementou o gerente de produto.

Importância da Integração

Em um cenário cada vez mais competitivo, não são todos que conseguem desenvolver soluções completas. “Há muitas startups focadas em alguns aplicativos que são importantes dentro do todo, mas não têm a complexidade e as interações que a gente pensa para uma integração total, com uma visão macro da empresa, que um ERP (Enterprise Resource Planning) proporciona. Nossos produtos são consolidados também por isso”, salientou Paulo.

Tecnologias de ponta e parceiros de peso

A busca contínua por excelência envolve diversos fatores, o que também foi assunto da conversa. “Nós temos tecnologias de ponta, linguagens de última geração. Somos parceiros da Microsoft e da Google, por exemplo, e tudo isso eleva a qualidade das nossas aplicações, deixando, sem sombra de dúvida, nossas plataformas muito mais seguras”, pontuou Bruno.

Clientes e áreas de atuação da System

Com um know-how de mais de três décadas na área de software, a System já desenvolveu uma série de soluções e produtos em termos de sistemas de gestão. “A gente tem três grandes produtos, atuando na área de empresas contábeis, empresas privadas de diversos segmentos e na área pública. São mais de 400 clientes nessas três grandes áreas”, explicou Paulo.

Além dos temas norteadores da entrevista – gestão e mercado de TI –, também foram abordados outros tópicos, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e as parcerias com instituições de ensino para captação de talentos. Ainda fez parte da conversa o projeto com a Rice University, no qual a universidade estadunidense selecionou a System para uma consultoria focada em análise e planejamento empresarial.

“Temos que pensar o que vai ser a TI e a gestão nos próximos 10 anos. Então, é um aprendizado contínuo e a gente está sempre pensando no futuro. Essa conversa com a Rice University foi um projeto para pensar em como fazer a empresa crescer ainda mais”, concluiu Bruno.

Confira a seguir a íntegra da entrevista.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Rolar para cima