ROI

O que é Retorno sobre o Investimento (ROI)?

O que é ROI?

ROI (retorno sobre o investimento ou, em inglês, return over investment) é um indicador que permite saber quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com os investimentos feitos — pode ser em mídia paga, novas ferramentas, treinamentos e por aí vai. Dessa forma, você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.

A métrica é importante porque permite que você avalie como certas iniciativas contribuem com os resultados da empresa. Da mesma forma, com base no ROI é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais.

Como calcular o ROI?

Existe uma fórmula simples para calcular o ROI, que consiste em:

ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento

Observe que o lucro não é o ganho total em vendas, mas a margem de lucro sobre cada venda. O custo do investimento deve incluir todas as despesas.

Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:

  • ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

  • ROI = 9

Nesse exemplo meramente ilustrativo, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 900% de retorno.

Por que é importante obter o ROI?

O ROI é um indicador eficaz quando se trata de calcular o retorno de uma aplicação, sendo adequado a todos os investimentos, como os feitos em campanhas de marketing, eventos, melhorias na infraestrutura da empresa, dentre outros.

Quando avaliarem sua empresa, investidores também olharão para o ROI, já que é fundamental saber quanto você ganhará para se saber se o investimento vale a pena.

Estar atento a esse indicador também permite que a empresa planeje suas metas com base em resultados possíveis de alcançar, observando os resultados anteriores. Pode identificar, ainda, o tempo que os investimentos levam para trazer retorno.

Tenha em mente também que sua empresa deve entender o que o ROI significa para ela e como a métrica influencia em seus objetivos.

Trace métricas realistas e monitore-as constantemente.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Posts Relacionados

Grupo Dellagostin adota Solução System
Clientes

Grupo Dellagostin adota Solução System

Visando o melhor gerenciamento das informações …

Saiba mais →
Cotação on-line, novo recurso do SAPI GRP
Clientes

Cotação on-line, novo recurso no SAPI GRP

As Prefeituras Municipais que utilizam a …

Saiba mais →
Final de Ano System - 2019
Eventos

System realiza evento de Final de Ano para seus Colaboradores

https://youtu.be/-A5NpkvtX6E No último sábado (14/12/2019) a …

Saiba mais →
C:\Users\Systempro\OneDrive - System - Software de Gestão\Área de Trabalho
Clientes

System libera Recurso de Ouvidoria on-line para PM de Erechim

Com este novo recurso disponibilizado, sem …

Saiba mais →
Assine nossa Newsletter!
Receba novidades sobre a System e seu setor.
Rolar para cima