O que é ROI?
ROI (retorno sobre o investimento ou, em inglês, return over investment) é um indicador que permite saber quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com os investimentos feitos — pode ser em mídia paga, novas ferramentas, treinamentos e por aí vai. Dessa forma, você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.
A métrica é importante porque permite que você avalie como certas iniciativas contribuem com os resultados da empresa. Da mesma forma, com base no ROI é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais.
Como calcular o ROI?
Existe uma fórmula simples para calcular o ROI, que consiste em:
ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento
Observe que o lucro não é o ganho total em vendas, mas a margem de lucro sobre cada venda. O custo do investimento deve incluir todas as despesas.
Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:
ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 9
Nesse exemplo meramente ilustrativo, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 900% de retorno.
Por que é importante obter o ROI?
O ROI é um indicador eficaz quando se trata de calcular o retorno de uma aplicação, sendo adequado a todos os investimentos, como os feitos em campanhas de marketing, eventos, melhorias na infraestrutura da empresa, dentre outros.
Quando avaliarem sua empresa, investidores também olharão para o ROI, já que é fundamental saber quanto você ganhará para se saber se o investimento vale a pena.
Estar atento a esse indicador também permite que a empresa planeje suas metas com base em resultados possíveis de alcançar, observando os resultados anteriores. Pode identificar, ainda, o tempo que os investimentos levam para trazer retorno.
Tenha em mente também que sua empresa deve entender o que o ROI significa para ela e como a métrica influencia em seus objetivos.
Trace métricas realistas e monitore-as constantemente.