ROI
Imagem do Autor

O que é Retorno sobre o Investimento (ROI)?

O que é ROI?

ROI (retorno sobre o investimento ou, em inglês, return over investment) é um indicador que permite saber quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com os investimentos feitos — pode ser em mídia paga, novas ferramentas, treinamentos e por aí vai. Dessa forma, você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.

A métrica é importante porque permite que você avalie como certas iniciativas contribuem com os resultados da empresa. Da mesma forma, com base no ROI é possível planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais.

Como calcular o ROI?

Existe uma fórmula simples para calcular o ROI, que consiste em:

ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento

Observe que o lucro não é o ganho total em vendas, mas a margem de lucro sobre cada venda. O custo do investimento deve incluir todas as despesas.

Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:

  • ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

  • ROI = 9

Nesse exemplo meramente ilustrativo, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 900% de retorno.

Por que é importante obter o ROI?

O ROI é um indicador eficaz quando se trata de calcular o retorno de uma aplicação, sendo adequado a todos os investimentos, como os feitos em campanhas de marketing, eventos, melhorias na infraestrutura da empresa, dentre outros.

Quando avaliarem sua empresa, investidores também olharão para o ROI, já que é fundamental saber quanto você ganhará para se saber se o investimento vale a pena.

Estar atento a esse indicador também permite que a empresa planeje suas metas com base em resultados possíveis de alcançar, observando os resultados anteriores. Pode identificar, ainda, o tempo que os investimentos levam para trazer retorno.

Tenha em mente também que sua empresa deve entender o que o ROI significa para ela e como a métrica influencia em seus objetivos.

Trace métricas realistas e monitore-as constantemente.

Compartilhe este post

Notícias relacionadas

Copavi revolucionou seu RH com Sistema de Ponto Eletrônico e Aplicativo SysPonto da System
Sediada em Arroio do Meio/RS, a Copavi – Conservação e Pavimentação de Rodovias Ltda. é referência em pavimentação e conservação de rodovias há mais de ...
Ver mais →
Industrial do Mate Vison adquiriu o Aplicativo SysVendas para otimizar os processos comerciais e expandir suas vendas
A Industrial do Mate Vison, sediada em Arvorezinha/RS, deu um importante passo para modernizar sua gestão comercial com o Aplicativo Força de Vendas SysVendas. Desde ...
Ver mais →
Prefeitura de Erechim é destaque no Prêmio Boas Práticas da Famurs com o projeto “Dívida Mais Ativa”
Temos muito orgulho em parabenizar a Prefeitura de Erechim, nossa cliente e parceira, que foi finalista do Prêmio Famurs com o projeto “Dívida Mais Ativa”. ...
Ver mais →
Prefeitura de Carlos Gomes adota Portal do Colaborador e App SysColaborador e moderniza gestão de servidores
A Prefeitura de Carlos Gomes moderniza sua gestão municipal com o uso do Portal do Colaborador, solução desenvolvida pela System.Com essa iniciativa, a administração aumenta ...
Ver mais →
System reafirma apoio ao TEDx Erechim 2025, que acontece em 18 de outubro
O TEDx Erechim 2025 está chegando, e nós da System, temos orgulho em estar mais uma vez entre os apoiadores oficiais do evento, que acontece ...
Ver mais →
Fabiani Comércio de Auto Peças otimiza rotina do RH com implementação de sistema de Ponto Eletrônico e APP SysPonto
Com mais de 50 anos de atuação no mercado de distribuição de autopeças, a Fabiani Comércio de Auto Peças Ltda, sediada em Erechim/RS, deu mais ...
Ver mais →
Rolar para cima