Clientes System são destaques em arrecadação de ISSQN

Municípios de Canela e Erechim, clientes da Solução SAPI, são destaques em arrecadação de ISSQN

Em estudo realizado em 2016 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Kantar Ibope, descobriu-se que aproximadamente 70% dos brasileiros acreditam que a maior parte dos problemas dos municípios, dos estados e país onde vivem são ocasionados pela má administração e processos ineficientes. Mesmo com o crescimento das cidades e a evolução tecnológica constante, ainda existem gargalos importantes que necessitam de maior atenção, a exemplo disso está o fato de que muitos administradores públicos mantêm seus governos baseados no papel, caneta e carimbo. Casos assim não são tão distantes, nem tão raros como deveriam, e o peso da estrutura pública impede muitas vezes os avanços necessários para transformar as cidades e suas estruturas administrativas.

A frente disso, estão os municípios de Canela e Erechim, que vem ganhando destaque no que se refere a arrecadação, onde os municípios estão obtendo um crescimento nos últimos 4 anos, fruto de uma evolução contínua na utilização do sistema de informação SAPI. 

Como a Tecnologia ajuda o Município no aumento de arrecadação e fiscalização?

Facilitando a geração dos documentos fiscais de venda de serviços  através das plataformas do Portal de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e recentemente com a liberação do Cupom Fiscal de Serviço Eletrônico (CFS-e), os contribuintes possuem acesso, não só pelos seus computadores, mas através de qualquer dispositivo móvel, pois os Portais foram desenvolvidos com Design Responsivo, ou seja, se adapta a qualquer resolução de tela e a qualquer equipamento que realizar o acesso.

“Agora com o CFS-e, o qual requer menor informação ainda do que a NFS-e para sua emissão, tornando-se extremamente fácil de gerar um Cupom, inclusive pelo próprio celular, qualquer estabelecimento de prestação de serviço por menor, que seja, pode entregar o comprovante fiscal em segundos para o seu cliente”, afirma o Gerente de Produtos da System Sistemas de Gestão, Bruno Zanoelo.

Além disto, através do módulo Gestão de Fiscalização da Solução SAPI-GRP, as Prefeituras dispõem de uma série de recursos para fiscalizar as irregularidades fiscais.

“Com os recursos por exemplo, de comparação com valores recebidos através de cartões de crédito de qualquer bandeira com as NFS-e emitidas no dia para cada cliente, facilmente o agente fiscal detecta possível sonegação. Outro exemplo é o acompanhamento das notas emitidas diariamente, principalmente em hotéis e pousadas, bem como acompanhamento das notas frequentemente anuladas após sua geração, e principalmente análise comparativa entre total de faturamento e despesas declaradas pelo contribuinte”, complementa o Gerente de Produtos da System Sistemas de Gestão, Bruno Zanoelo.

Proporcionar a facilidade na apuração e recolhimento do tributo, também faz parte deste processo em busca de aumento de arrecadação, principalmente em um país altamente burocrático. Visando isso, através dos Serviços On-line, o contribuinte pode emitir qualquer DAM (Documento de Arrecadação Municipal) em aberto, inclusive o ISSQN, logo após a geração da sua Gia Mensal por ele ou pelo seu Contador.

Gráfico de Arrecadação – Prefeitura de Canela

Clientes System são destaques em arrecadação de ISSQN
Crescimento Total da Arrecadação de 2016 até 2019
Crescimento Total 52.6%
2016/2017
Web Designer 18.02%
2017/2018
24.6%
2018/2019
9.98%

Gráfico de Arrecadação – Prefeitura de Erechim

Clientes System são destaques em arrecadação de ISSQN
Crescimento Total da Arrecadação de 2016 até 2019
Crescimento Total 34.57%
2016/2017
Web Designer 7.15%
2017/2018
13.94%
2018/2019
13.48%

Com esses exemplos é possível entender um pouco mais sobre as formas como a tecnologia pode melhorar a gestão pública, trazendo benefícios diretos para os gestores municipais e principalmente para os cidadãos.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Posts Relacionados