Erechim/RS - 99.702-153, Av. Tiradentes, 4220, Bairro Cristal
0800 750 5576
(54) 3015-8366

System realiza treinamento específico sobre ITBI

Na última terça-feira, dia 05 de setembro, a System ministrou um treinamento para os profissionais dos cartórios de registro de imóveis, tabelionatos, Caixa Econômica Federal e seus correspondentes, e para os servidores públicos da Prefeitura de Erechim responsáveis pela divisão de IPTU e ITBI, e também para a comissão de estimativa fiscal para estes fins.

O treinamento teve como foco principal a ferramenta desenvolvida pela System, que tem como objetivo facilitar e agilizar o procedimento de obtenção da guia de recolhimento de ITBI, imposto de transmissão de bens e imóveis, ministrado pelo Consultor de Sistemas, Diego Grando.

Esta ferramenta foi desenvolvida para envio, análise e emissão da guia de forma online, facilitando este serviço para os contribuintes, que antes passava por todo um trâmite burocrático.

A System está sempre buscando a modernização de processos e serviços, facilitando a vida dos usuários de seus softwares de Gestão, além de fortalecer o posicionamento da empresa e estar presente de forma representativa e qualificada no mercado.

 


O que é ITBI?

O ITBI, é um Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis.

Para que ele serve?

Este é um tributo municipal que deve ser pago sempre na aquisição de um imóvel, e a oficialização do processo de compra e venda só pode ser feito após o pagamento deste imposto.

Como funciona este novo serviço?

Disponível no site da Prefeitura Municipal de Erechim, o contribuinte acessa a página dos serviços online, terá a opção ITBI ONLINE.

Nesta opção pode-se efetuar a Consulta da ITBI Online, ou seja, quando o Tabelionato ou órgão competente efetuar a Solicitação de Transferência de Imóveis Online, será gerado um Código e Senha que o Tabelionato ou órgão competente repassará ao Adquirente ou Transmitente do Imóvel.

Através deste Código e Senha, nesta opção a qualquer momento poderá ser consultada a posição atual da Solicitação de Transferência de Imóveis, bem como se já estiver concluída a geração da Guia de ITBI, imprimir a Guia de ITBI e o DAM (Documento de Arrecadação) que deverá ser pago na rede bancária para finalizar o processo de transferência do imóvel e gerar a Guia de ITBI final.

Crédito da foto: Asscom