ITBI

System realiza treinamento específico sobre ITBI

Na última terça-feira, dia 05 de setembro, a System ministrou um treinamento para os profissionais dos cartórios de registro de imóveis, tabelionatos, Caixa Econômica Federal e seus correspondentes, e para os servidores públicos da Prefeitura de Erechim responsáveis pela divisão de IPTU e ITBI, e também para a comissão de estimativa fiscal para estes fins.

O treinamento teve como foco principal a ferramenta desenvolvida pela System, que tem como objetivo facilitar e agilizar o procedimento de obtenção da guia de recolhimento de ITBI, imposto de transmissão de bens e imóveis, ministrado pelo Consultor de Sistemas, Diego Grando.

Esta ferramenta foi desenvolvida para envio, análise e emissão da guia de forma online, facilitando este serviço para os contribuintes, que antes passava por todo um trâmite burocrático.

A System está sempre buscando a modernização de processos e serviços, facilitando a vida dos usuários de seus softwares de Gestão, além de fortalecer o posicionamento da empresa e estar presente de forma representativa e qualificada no mercado.


O que é ITBI?

O ITBI, é um Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis.

Para que ele serve?

Este é um tributo municipal que deve ser pago sempre na aquisição de um imóvel, e a oficialização do processo de compra e venda só pode ser feito após o pagamento deste imposto.

Como funciona este novo serviço?

Disponível no site da Prefeitura Municipal de Erechim, o contribuinte acessa a página dos serviços online, terá a opção ITBI ONLINE.

Nesta opção pode-se efetuar a Consulta da ITBI Online, ou seja, quando o Tabelionato ou órgão competente efetuar a Solicitação de Transferência de Imóveis Online, será gerado um Código e Senha que o Tabelionato ou órgão competente repassará ao Adquirente ou Transmitente do Imóvel.

Através deste Código e Senha, nesta opção a qualquer momento poderá ser consultada a posição atual da Solicitação de Transferência de Imóveis, bem como se já estiver concluída a geração da Guia de ITBI, imprimir a Guia de ITBI e o DAM (Documento de Arrecadação) que deverá ser pago na rede bancária para finalizar o processo de transferência do imóvel e gerar a Guia de ITBI final.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter!
Receba novidades sobre a System e seu setor.