Gestão de Contratos: problemas que sua empresa pode resolver com um ERP

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Prestadores de serviços tem sempre o desafio de capturar novos clientes e manter os clientes satisfeitos com o serviço ofertado. E quanto mais as empresas crescem, mais importante é a gestão e controle dos contratos destes serviços.

A automação de contratos para uma empresa prestadora de serviços tem função primordial, pois tudo costuma ser regido por um contrato, o qual deve ser acompanhado diariamente.

Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes para que as empresas prestadoras de serviço possam resolver seus problemas, automatizando a gestão e otimizando os resultados.

 


ORÇAMENTOS

Fazer diagnósticos das necessidades e problemas dos clientes no momento da proposta comercial é fundamental, pois podemos responder as seguintes questões: quais recursos serão alocados? Quanto este serviço vai custar? Vai ser rentável para minha empresa? Quanto vai ser meu custo-benefício?

A gestão de contratos proporciona analisar relatórios completos com a aplicação de parâmetros que definem precificação, riscos, margens até histórico de clientes semelhantes. Análises como estas, permitem que o valor seja embasado não apenas nas estruturas de custo da empresa, mas nas experiências anteriores, dimensionando a demanda dos recursos e mão de obra necessária.


ACOMPANHAMENTO

Com a gestão de contratos, a empresa prestadora de serviço sabe qual os recursos precisam aplicar para atender as demandas do cliente de maneira satisfatória.

É importante que todas as atividades desse contrato sejam lançadas/registradas no software para se ter um controle do executado, facilitando assim, que informações se transformem em indicadores.

Através do acompanhamento dos processos, se tem o cálculo de lucratividade do contrato, ou se o mesmo está gerando prejuízo tornando-se mais caro que o esperado, e não atendendo o cliente como o previsto.


FATURAMENTO

O faturamento de contratos não pode ser esquecido. Com um software de gestão automatizado não ocorrem esses tipos de falhas, normalmente, o sistema é integrado com a geração de nota fiscal e boleto, ainda realiza o registro de todo o fluxo financeiro nos módulos contábeis.


ATUALIZAÇÕES

Todo contrato quando feito tem condições de fornecimento determinando valores e períodos de tempo. Quando não se tem um controle destes prazos adequadamente, a implicância direta é na redução da receita.

Com a utilização do software, as informações sobre as atualizações e registros, prazo de abertura e fechamento, são notificadas e direcionadas para a área comercial realizar assim uma nova negociação.


REAJUSTES

A gestão automatizada de contratos permite o controle de reajustes conforme os indicadores acordados entre cliente e fornecedor. O sistema possibilita avaliar esses índices, sabendo ou não se há possibilidade de cobrir um aumento de custo operacional, e analisar se o valor reajustado está suprindo os custos sem causar desequilíbrio.


Gerenciar os contratos de forma corretamente fornece informações decisivas para as empresas. Através dessas informações pode-se elencar quais são os mais lucrativos, quais recursos são mais consumidos, onde pode-se otimizar processos, e muitos outros gargalos que interferem financeiramente na prestação de serviço.

Ferramentas de gestão otimizam o tempo para controle, gerando relatórios que permitem avaliar a saúde de sua empresa, e a significância de cada contrato em seu negócio.

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